Considerada a salvação da marca, aqui estão as Monsters mais importantes já lançadas pela Ducati.
O Monster foi e continua a ser um sucesso fenomenal para a Ducati – mantendo a marca bolonhesa à tona durante anos financeiros cruciais, minimizando os golpes causados pela indústria e pela concorrência, e dando à Ducati uma forte associação de marca com a palavra Monster. É, sem dúvida, um dos modelos mais importantes da Ducati, e é também extremamente popular e bem conhecido em todo o mundo. Conhecida como “ Il Mostro ” pelos Ducatisti, a mota viu a luz do dia em 1993 e foi desenhada por Miguel Angel Galluzzi, talvez o seu design mais bem sucedido e memorável. A Monster foi descrita como “Tudo o que precisas: um assento, um depósito, um motor, duas rodas e um guiador ” pelo próprio Miguel, referindo-se à filosofia de design minimalista da moto. Aqui estão dez Monsters através da cronologia e história do Monster que acreditamos ser mais do que a soma de suas partes.
No.10 – Ducati Monster 821
Introduzido como um novo membro da série Ducati Monster em 2015, o 821 emprestou seu motor do Hypermotard e também do então Hyperstrada 821. Como resultado, o L-twin de 821cc refrigerado a líquido forneceu 107bhp a 9.250rpm e 86Nm de torque. Também introduziu o Ducati Safety Pack na série Monster, adicionando uma gama de ajudas electrónicas ao condutor e caraterísticas de segurança como o ABS e o controlo de tração. Esta versão foi particularmente bem sucedida, encontrando compradores entre um grupo etário mais diversificado, graças à sua acessibilidade a pilotos mais jovens e mais velhos.
Nº 9 – Ducati Monster 1200 R
Tirando o seu motor das séries Ducati Diavel e Multistrada, a Monster 1200 R era uma verdadeira potência , muito rápida para a sua classe. O Testastretta de 1198cc, um L-twin refrigerado a líquido, produzia uns impressionantes 152bhp a 9.250rpm e 125Nm de binário a 7.750rpm. Com o Ducati Safety Pack incluído, bem como a suspensão Öhlins e os grandes travões, esta Monster tornou-se numa das motos de pista naked ideais para possuir e experimentar.
N.º 8 Ducati Monster M900
A Monster original, concebida a partir de um conjunto de componentes da 900 Supersport e baseada na série de quadros em treliça 851/888, deu origem a uma das motos mais emblemáticas da história, destinada à glória desde a sua primeira aparição no Salão Automóvel de Colónia de 1992 – Nasceu a Monster 900. Lançada em produção no ano seguinte, revelou-se uma pioneira no seu segmento, redefinindo a classe das motos desportivas naked. O seu motor L-twin de 904 cc debitava 73 cv e 76 Nm de binário. O Monster foi posteriormente modificado e revisto ao longo dos anos, mas havia algo único no original que nenhuma das versões subsequentes conseguiu imitar; eles eram suas próprias interpretações.
No.7 Ducati Monster M600
Uma alternativa mais acessível ao Monster 900 na época, o M600 foi lançado como uma versão mais dócil do poderoso 900, ao lado do Monster 400 destinado a motociclistas novatos em países que impõem restrições de classe de aprendiz em motocicletas de ponta. O seu motor debitava 53 cv e 48 Nm de binário, dando aos condutores potência suficiente para uma condução desportiva e a capacidade de percorrer distâncias mais longas a velocidades mais elevadas.
6 – Ducati Monster SP
A Ducati Monster SP 2023 baseia-se nos modelos “SP” anteriores, beneficiando de várias melhorias de desempenho em relação ao Monster padrão. Foi concebida para os entusiastas das pistas que certamente apreciarão as caraterísticas e o equipamento oferecidos por esta moto, ao mesmo tempo que pretendem uma naked italiana adequada à cidade para outras ocasiões. O motor é potente, com 111 cv e 94 Nm de binário transmitidos ao pneu traseiro. O quadro de treliça dianteiro dos anos anteriores foi substituído por um quadro de secção de alumínio inspirado no Panigale, e a suspensão é totalmente ajustável e, no geral, 2 kg mais leve que a moto padrão.
5 – Ducati Monster 1100 EVO Diesel
A Ducati Monster Diesel é o resultado de uma colaboração especial entre os departamentos de estilo da Ducati e da Diesel. Tecnicamente idêntica ao modelo 1100 standard, mas lançada mais como um exercício de estilo e marca, uma pintura mate única em verde “Diesel” acompanhada por peças escurecidas foi utilizada para redefinir a aparência da moto. O quadro em treliça de aço, o braço oscilante, o guarda-lamas dianteiro, a forquilha dianteira e vários outros componentes da moto foram todos acabados a preto. Para dar um toque de cor adicional, a mola do amortecedor traseiro e a pinça do travão dianteiro foram revestidas de amarelo vivo. O motor V-twin de 1.078cc refrigerado a ar, injetado a combustível e quatro tempos que alimenta o Ducati Monster 1100 EVO Diesel 2013 produz 100bhp a 7.500rpm e 103Nm de torque a 6.000rpm.
4 – Ducati Monster 796 Rossi MotoGP Replica
Esta versão da Monster certamente chamou a atenção com a sua vistosa pintura de corrida com um enorme ’46’ no tanque, inconfundivelmente uma moto associada a Valentino Rossi. Havia também uma edição Nikki Hayden 796, com a sua própria pintura. Colocá-las-íamos uma contra a outra nesta lista, uma vez que ambas são igualmente impressionantes. Este 796 também apresentava rodas de alumínio leves, um braço oscilante de braço único e um motor V-twin refrigerado a ar de 803cc, que produzia 87bhp a 8.250rpm e 79Nm de torque a 6.260rpm.
3- Ducati Monster S4RS Tricolore
Esta distinta e elegante pintura com as cores da bandeira italiana no depósito e nas tampas traseiras, combinada com o quadro e a forquilha em dourado mate, faz desta Monster S4RS um modelo marcante e elegante, bem como um elevado desempenho. A S4RS era uma variante muito mais potente do que a S2R, uma vez que era alimentada pela Testastretta da superbike 999, um V-twin com refrigeração líquida que debitava 130 cv às 9.500 rpm e 105 Nm de binário às 7.500 rpm. Certamente uma das interpretações mais emocionantes e procuradas do Monster.
2- Ducati Monster 400
A Monster 400 era a alternativa de motor mais pequeno à Monster 600, com o mesmo corpo e mecânica da 600 mas com um motor com um curso mais curto e pistões de menor diâmetro, daí uma cilindrada de 400 cc. Uma das mais pequenas motos V-twin em produção na altura, a Monster 400 conseguiu despertar o entusiasmo dos entusiastas de motos quando foi lançada. Os níveis de potência eram decentes, com 44 cv e 33 Nm de binário. A 400 acelerava a fundo até aos 60 km/h e soava bem ao fazê-lo. Atingiu uma velocidade máxima sólida de 100 MPH, o que era aceitável para um motor de menor deslocamento.
1-Ducati Monster 620ie Matrix Edition
Esta moto era alimentada por um motor V-twin de 618cc refrigerado a ar, que gerava 60cv às 9.500rpm e 53Nm de binário às 6.750rpm. A diferença entre a edição Matrix e uma 620ie normal limitava-se apenas ao esquema de cores e aos níveis cosméticos. No entanto, continua a ser uma moto fixe, e é uma versão menos conhecida que pensámos que mais pessoas deveriam conhecer.