Farol adicional para motas: melhore a sua visibilidade

As colisões entre automobilistas e condutores em fuga devem-se frequentemente a uma falta de visibilidade ou de perceção. E, no entanto, o mais pequeno impacto pode rapidamente tornar-se dramático para as motos de duas rodas. É por isso que vale a pena investir num farol adicional para motas. Isto irá otimizar a sua visibilidade e aumentar a sua segurança na estrada.

Farol LED adicional para motos

O valor da instalação de um farol adicional para motos

Antes de mais, deve saber que a lei em França proíbe a modificação da fonte de luz principal. No entanto, é possível acrescentar luzes para melhorar a claridade e garantir a segurança e o conforto. Atualmente, a maioria dos motociclistas instala um farol LED suplementar para melhorar a sua visibilidade. Esta opção revela-se muito eficaz, especialmente à noite.

Por um lado, nas curvas, oferece uma visão mais ampla. Por outro lado, quando está a conduzir com nevoeiro, o farol adicional permite-lhe cobrir toda a estrada. A instalação de luzes suplementares é uma medida inteligente e preventiva. Investir neste tipo de equipamento oferece muitas vantagens. Tudo o que tem de fazer é escolher as luzes certas para o seu veículo. Tem certamente uma escolha de diferentes tipos de luzes adicionais para motas.

Os diferentes tipos de faróis suplementares para motas

A escolha do tipo de farol depende das suas necessidades e do seu orçamento. Existem três tipos de faróis adicionais no total. Entre os modelos existentes no mercado, encontra:

  • Os chamados faróis de halogéneo: este é o modelo menos eficiente e mais barato. É um pequeno extra, mas não garante necessariamente uma visibilidade óptima.
  • Faróis de xénon: estes modelos de faróis são certamente os mais eficazes, mas também os mais caros. Dão-lhe visibilidade à distância e do ambiente que o rodeia. O seu único pequeno inconveniente é o facto de serem imponentes. Como resultado, eles não são adequados para motos desportivas, como as fabricadas pela Yamaha ou Honda.
  • Faróis LED adicionais: são os mais populares. Têm o mesmo desempenho e permanecem incomparáveis em termos de longevidade.

Critérios de escolha de um farol adicional para mota

Para escolher os faróis adicionais para mota adequados, é necessário ter em conta vários critérios, nomeadamente a intensidade luminosa . Para saber qual a potência de luz correta, pode consultar a intensidade da lâmpada anterior. Também deve ter em conta a forma como as luzes adicionais vão ser instaladas. A sua escolha dependerá do local onde pretende instalar o farol. Este também é um critério importante, pois a segurança do seu veículo de 2 rodas depende disso.

O consumo de energia do farol adicional da sua mota também deve ser tido em conta. O tipo mais económico de farol suplementar continua a ser o modelo LED. No entanto, evite produtos demasiado potentes. Se o seu farol LED for demasiado potente, a bateria deixará de ter uma carga óptima. Finalmente, é necessário ter em conta a precisão e a forma do feixe de iluminação .

Instalação de luzes adicionais para motas

Certos modelos de luzes adicionais para motas requerem uma instalação específica. Por esse motivo, a intervenção de um profissional pode ser essencial. Na maioria das vezes, os faróis adicionais de longo alcance são fornecidos com uma cablagem, um fusível de proteção e um interrutor.

Antes de os instalar, é aconselhável desligar a bateria da bicicleta. Em seguida, localize a caixa de fusíveis e o relé. Em seguida, encontre o fio branco e o fio amarelo para o farol alto. As cores podem ser diferentes consoante o modelo da sua bicicleta. Neste caso, pode utilizar um aparelho de teste para encontrar os fios corretos. Continue a descascar cada lado dos fios para fixar o fio do relé. Finalmente, solde a secção cortada ao adicionar o relé e adicione um interrutor independente .

luzes led adicionais para motas

Conselhos de utilização e manutenção dos faróis adicionais para motos

A vida útil do seu farol adicional depende de uma utilização óptima e de uma boa manutenção. Por este motivo, é aconselhável adquirir o hábito de ligar os faróis suplementares apenas quando o motor está a funcionar. Isto optimizará a sua longevidade. Em seguida, para garantir que os faróis suplementares desempenham o seu papel de forma óptima, lembre-se de os limpar regularmente. Deste modo, evita-se que a sujidade reduza o seu poder de iluminação. E isto aplica-se a todos os outros tipos de iluminação.

É também uma boa ideia, se não for indispensável, mudar regularmente as lâmpadas. Por conseguinte, é aconselhável efetuar a manutenção das suas luzes pelo menos todos os anos, independentemente do tipo de farol suplementar que escolher. Desta forma, garante-se uma eficácia duradoura das luzes suplementares da sua mota.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *